Biópsia de próstata por fusão de imagens



A ressonância magnética a patir de 2012 com a aquisição de novas técnicas de imagens como difusão e perfusão começou a apresentar maior importância no diagnóstico do câncer de próstata. em 2015 com a padronização dessas imagens em pi-rads (prostate imaging and data sistem) foi possível identificar e classificar as áreas da próstata com maior ou menor risco de apresentar na biópsia, tumores de alta ou baixa invasividade. a partir daí, sugiram aparelhos de ultrassonografia com gps, que fazem a fusão das imagens de ressonância com as próprias imagens do ultrassom no momento da biópsia, sendo assim, possível biopsiar as áreas da próstata que apresentam na ressonância multiparamétrica da próstata maior risco de representar câncer significativo. a princípio, este exame não está indicado para todos os pacientes com indicação de biópsia, apenas para um grupo de pacientes com indicações específicas. Quando há alteração no toque digital e ou psa a indicação é a biópsia tradicional onde é realizada biópsia por amostragem (12 a 24 fragmentos) das diferentes regiões. a Bestane Urologia adquiriu o sistema de ultrassom affiniti 70 da philips, capaz de realizar além da fusão de imagem da ressonância magnética para biópsias próstata, também a fusão de imagens com exames de tomografia computadorizada e ressonância magnética abdominais, sendo assim é possível, quando indicado, realizar biópsias de nódulos renais com fusão de imagens.

Biópsia de Próstata



A biópsia está indicada em pacientes que apresentaram alguma alteração nos exames de rotina, como o PSA elevado, toque digital alterado ou áreas suspeitas de câncer na ressonância magnética multiparamétrica da próstata. É realizada com uma pequena agulha que retira minúsculos fragmentos da glândula. O exame é guiado por um transdutor de ultrassom introduzido no reto. Pode ser realizada com anestesia local, que torna o procedimento suportável, mas muitos pacientes preferem que seja realizado com sedação.

Nosso Diferencial

Além da larga experiência em biópsias de próstata, a Clínica conta com aparelho de ultrassom de última geração capaz de realizar fusão de imagem com ressonância magnética, o que possibilita em casos específicos, a retirada de fragmento de próstata dirigido exatamente na área de maior suspeita de câncer, visualizada em exames de ressonância multiparamétrica da próstata. Os exames sob sedação são realizados em ambiente de sala cirúrgica, com todos os recursos para sedação e na presença de médico anestesista.