O Exame
A cistoscopia, também chamada de uretrocistoscopia, é um exame urológico endoscópico, que permite ao médico visualizar o interior da uretra, bexiga e os meatos ureterais com grande aumento e riqueza de detalhes. Com ele, é possível diagnosticar lesões intravesicais como tumores (não observados por outros métodos de imagem), cálculos vesicais, avaliar a uretra prostática, divertículos uretrais e da bexiga, fístulas, corpo estranho intravesical, além da realização de biópsias quando necessário. Utilizado também para o seguimento da evolução da maioria dos tumores vesicais.Nossa clínica dispõe do primeiro VIDEOCISTOSCÓPIO FLEXÍVEL OLYMPUS com iluminação NBI no Brasil, para a realização deste tipo de procedimento. O aparelho flexível é uma revolução, pois além da incomparável imagem em HD e a possibilidade de visualizar áreas da bexiga antes obscuras com os aparelhos rígidos, torna o exame ambulatorial mesmo em homens, ou seja, sem a necessidade de internação ou anestesias como geral ou raqui.Este é o aparelho mais utilizado nos Estados Unidos, sendo muito comum nos consultórios e ambulatórios de Urologia. O instrumento é constituído por uma fibra maleável com movimentos facilmente controlados pelo médico, o que facilita a sua passagem através das curvas da uretra. Ele tem um canal de trabalho por onde passam as pincas de biópsia e para retirada de corpo estranho.
Preparo e apresentação ao exame
Como o exame é realizado sob anestesia local, não há necessidade de nenhum preparo especial, apenas um antibiótico profilático será receitado para ser utilizado por 3 dias. O procedimento é parecido com a passagem de uma sonda no canal da urina. Torna-se indolor após a anestesia com geléia de lidocaína.
Complicações
As complicações são pouco frequentes, pois a passagem do aparelho flexível é realizada sob visão e direcionada. Pequenas complicações podem ocorrer como seguem, principalmente nos casos onde foi necessária biópsia:
1) Pequenos sangramentos observados na urina.
2) Ardor e dificuldade para urinar. (podem ser tomados analgésicos como dipirona, paracetamol ou buscopan).
3) Infeção do trato urinário, devido à manipulação (muito raro, pois os equipamentos são estéreis e é realizada uma profilaxia antibiótica).
Cistoscópio Flexível
A incorporação de NBI para o tratamento de câncer de bexiga ajuda instalações de atender às exigências fundamentais da reforma dos cuidados de saúde:
Aumento da Qualidade dos Cuidados - Melhor visualização de lesões na cistoscopia pode levar a uma intervenção mais precoce, o que pode ajudar os pacientes a evitar formas mais invasivas de tratamento.Aprimorados Paciente Satisfação – Os pacientes cujos médicos usam NBI ocasionar uma redução de desconforto tratamento durante o tratamento e evitar as formas mais invasivas da doença que levou à retirada da bexiga e da criação de um neo-bexiga.Com ele, é possível diagnosticar lesões intravesicais como tumores (não observados por outros métodos de imagem), cálculos vesicais, avaliar a uretra prostática, divertículos uretrais e da bexiga, fístulas, corpo estranho intravesical, além da realização de biópsias quando necessário. Utilizado também para o seguimento da evolução da maioria dos tumores vesicais.Os exames também são agendados através dos telefones, com exceção do estudo urodinâmico e do ultrassom transretal da próstata com biópsia, pois ambos necessitam de entrevista prévia, orientações e fornecimento de receita médica para aquisição de antibiótico profilático.
Outras dúvidas podem ser sanadas pelo e-mail mbestane@uol.com.br