A UROLOGIA É UMA ESPECIALIDADE QUE ABRANGE DOENÇAS EM TODAS AS IDADES
Na infância, quando existe infecção urinária febril ou de repetição é recomendado investigação urológica para se descartar possíveis anomalias anatômicas urinárias congênitas como estenose de JUP e refluxo vesico-ureteral.
Também são comuns os casos de disfunções miccionais com perdas urinárias involuntárias tanto diurnas quanto noturnas ( enurese ou “ xixi na cama “ ), o que ocasiona importante constrangimento e problemas de convívio social. Nos meninos a criptorquidia ( testículos não descidos ) e fimose também são comuns.
Durante a puberdade e adolescência é possível acompanhar o desenvolvimento dos genitais e caracteres sexuais, bem como iniciar as orientações sobre sexualidade e prevenção de DSTs.
Adultos jovens de 20-40 anos estão na faixa etária mais comum da apresentação do câncer de testículo. Também começam as preocupações quanto a possibilidade de ter filhos e muitas vezes se faz o diagnóstico de infertilidade / alterações do esperma, onde a varicocele ( varizes do testículo ) é a causa tratável mais comum.
Mulheres após gestações e partos principalmente via vaginal podem apresentar incontinência urinária de esforço.
Homens a partir dos 50 anos ( 45 quando fatores de risco ) devem iniciar o exame preventivo do câncer de próstata anualmente, fazendo o PSA ( exame de sangue ) e o exame do toque.
Após os 60 anos, é mais frequente o diagnóstico das doenças malignas: câncer de próstata, bexiga, rim. Também se tornam mais comuns as queixas urinárias devido a hiperplasia benigna da próstata.
Litíase urinária ( pedras nos rins ) é causa comum de consulta ao urologista em todas as idades.
Fique atento e cuide da sua saúde. A vida é nosso bem mais valioso !
Fale conosco agora.