Vasectomia


O que é vasectomia?

É a cirurgia que deixa o homem estéril, a versão masculina da laqueadura. É realizada sem internação, sob anestesia local. Por meio de um pequeno orifício na bolsa escrotal, faz-se a incisão e ligadura dos dois canais deferentes, que levam os espermatozoides para saírem junto com o líquido da ejaculação. Realizamos em nossa clínica a vasectomia sem bisturi e sem pontos, através da técnica descrita na literatura pelo Dr. Li Shunqiang, na China.


Quem pode fazer a Vasectomia?

De acordo com a lei 9.263, publicada no Diário Oficial da União em agosto de 1997, sobre a regulamentação do planejamento familiar, a vasectomia é indicada para homens acima de 25 anos ou, pelo menos, com dois filhos vivos ou nos casos onde a gravidez do cônjuge poderá gerar risco à vida.


Orientações para a cirurgia

Na véspera da cirurgia apare com uma tesoura ou máquina própria os pêlos da bolsa escrotal e ao redor do pênis. No dia da cirurgia: alimente-se normalmente sem excessos. Ao banhar-se lave muito bem com sabonete a região genital. O paciente pode voltar dirigindo o carro após a cirurgia. Não pode dirigir motocicleta nem andar de bicicleta. Pode subir alguns lances de escada, mas chegando em sua casa, deve ficar de repouso e tomar algum analgésico ou anti-inflamatório, que esteja acostumado. No dia seguinte á cirurgia, retirar o curativo e colocar um bandaid no local do orifício. As atividades do dia a dia podem ser retomadas. Atividades físicas como ginástica, musculação, “bike”, corrida, caminhadas podem ser realizadas em geral após o 5º dia. As relações sexuais também podem ser retomadas após o 5º dia, lembrando que deve haver uso de outros métodos contraceptivos para evitar gravidez, até que o resultado do espermograma esteja zerado. Este espermograma deve ser realizado após 15 ejaculações e 90 dias após a cirurgia. O seu médico deverá ver o resultado e liberá-lo ou não para ter relações sem outro tipo de contracepção.


Quais as complicações após a cirurgia?

Felizmente a incidência de complicações é muito baixa. Dor, sangramento, hematomas e infecção. Complicações estas que são consideradas de fácil recuperação. Não existem complicações da esfera sexual. A recanalização do ducto deferente é uma possibilidade conhecida na ciência, mas sua ocorrência é muito rara (0,1%)sendo, sem dúvida, o método contraceptivo que menos falha. Há relatos de casos que demora o desaparecimento dos espermatozoides no sêmen. Por essa razão existe a possibilidade de se ter que realizar mais do que um espermograma para confirmação da azoospermia.


A Vasectomia é reversível?

A vasectomia é reversível, porém o sucesso da cirurgia de reversão (vaso-vasoanastomose) é variável e girando em torno de 40 a 60 % de gravidez, dependendo do tempo que passou da vasectomia até a reversão. A vaso-vasoanastomose é uma cirurgia muito delicada, realizada em ambiente hospitalar, sob anestesia troncular, com a utilização de materiais de microcirurgia, incluindo microscópio e mesmo assim, não há garantia de gravidez. Portanto nunca se deve realizar a vasectomia com a ideia de se evitar a gravidez temporariamente. O objetivo da vasectomia é ser definitiva.